O Bitcoin é a maior revolução digital da humanidade desde a internet!
É uma resposta ao fato do dinheiro ser politizado, estar nas mãos de governos e ser inflacionado que é um roubo silencioso do governo. Não há inovação alguma para mudar esse fato da moeda fiduciária ser baseada apenas na confiança na classe política, e o bitcoin é uma alternativa a tudo isso para que em vez de ir na direção para baixo, ele vá na direção para cima.
Por ser acessível a todos é um sistema inovador, disruptivo e diferente que ainda estamos aprendendo a precificá-lo, a entender como funciona e a segurança por trás dessa criptomoeda.
Tantas pessoas acreditam nele que ele tende a continuar crescendo e valorizando nos próximos anos porque uma vez que a adoção está acontecendo ele é escasso, até que se estabilize o seu preço de mercado.
Bitcoin como reserva de valor e proteção patrimonial
O mercado de bitcoin é global e o único que está sempre aberto inclusive nos fins de semana, e por isso é o primeiro que sofre impactos negativos de algum acontecimento de grande impacto no mundo.
Por exemplo, quando temos o início de uma guerra entre países, mas isso não significa que ele não pode ser um porto seguro para investidores que querem proteger seu patrimônio. Usar o bitcoin como reserva de valor é viável porque a tendência é dele ser menos volátil com o tempo, já que vai se tornar cada vez mais escasso.
No longo prazo ele vai deixar de competir com as moedas fiduciárias e vai estar competindo com o ouro, como o melhor ativo para reserva de valor do mercado, até por conta da liquidez em vender seus bitcoin quando for preciso. Ele pode te dar liquidez se o seu banco está fora do ar e até mesmo se estiver sem internet.
Então nos momentos de incerteza é que você pode usufruir da liquidez do bitcoin, muito melhor do que qualquer outro ativo, e trocar ele por dólares que é a moeda que vale no mundo inteiro. Até o ouro já foi confiscado no passado no período da grande depressão de 1929 nos Estados Unidos, por isso para muitos o bitcoin é a única forma de investir num ativo inconfiscável, se a moeda do seu país colapsar de vez.
Desafios e o futuro do Bitcoin
O maior problema do bitcoin é que existe um tripé no mundo das criptomoedas, que envolve o fato de nenhuma moeda digital pode ser ao mesmo tempo muito barata, muito segura e muito descentralizada.
No caso específico do bitcoin, ele não é barato pelo alto custo energético necessário para minerar bitcoins com a margem de lucro podendo se tornar até mesmo negativa, já que a recompensa diminui a cada 4 anos quando acontece o evento chamado halving do bitcoin.
O halving corta pela metade a quantidade de bitcoins que podem ser minerados a cada 10 minutos, para que só existam 21 milhões de bitcoins no mercado até 2140, considerando que o halving acontece a cada 210 mil blocos minerados.
As consequências do bitcoin ter sido criado com um algoritmo para ser de forma intrínseca um ativo caro, é que já existem dados que a rede bitcoin consome mais energia que alguns países do mundo como a Venezuela e até mesmo a Argentina.
Bitcoin domina o mercado cripto frente às altcoins
Nenhuma outra criptomoeda criada após o bitcoin chega a ter um pingo das propriedades intrínsecas do bitcoin, ouro digital com a maior dominância no mercado de cripto. Por isso não recomendo a ninguém estudar outra criptomoeda, mesmo que ela pareça ser algo próspero como a altcoin Etherium (chamada Ether) mas não passa de algo que não é totalmente descentralizado.
Ether se parece mais com uma internet 2.0 com vários aplicativos de serviços diversos desde empréstimos, logística, jogos play to earn, NFTs etc, cujo valor do Ether é utilizado como a moeda digital para que esses contratos dentro de cada plataforma sejam feitos.
Também tem a Solana que é um concorrente direto do Ether, só que sem pagar tantas taxas para movimentar seu dinheiro e que permitem a criação fácil das chamadas meme coins ou shit coins, que são feitas dentro da blockchain dessas altcoins que citei acima, com o intuito de um dia estourar e valorizar muito para enriquecer muito rápido o criador delas.
Bitcoin não é bolha, é liberdade
Até a sua criação da maneira que aconteceu sendo feita por um homem ou grupo de pessoas chamado Satoshi nakamoto, que simplesmente criou essa moeda digital, minerou por algum tempo e acumulou mais de 1 milhão de bitcoins nessa carteira, e sumiu da internet.
Eles conseguiram uma fortuna de uns 70 bilhões de dólares sem precisar ser amigo de governo nenhum, estando entre um dos homens mais ricos do mundo e nunca mexeu em um centavo dessa fortuna.
É por essas e outros conhecimentos a respeito do Bitcoin que fazem ele ser a moeda que todo mundo deveria conhecer, já é o assunto do momento há algum tempo.
Se você está conhecendo agora sobre bitcoin, quanto mais você estudar sobre o assunto mais interessante você vai achar, comece pelas propriedades que garantem que seja muito difícil ele ser replicado de certa forma.
Deixe um comentário