O Drex é um Token (ativo digital ou moeda digital) que faz a conversão 1 para 1 com o Real.
Você recebe o valor correspondente na sua wallet (carteira digital) que existe apenas dentro do sistema blockchain do banco central. Então é como se você pegasse todos os intermediários do sistema financeiro tradicional que são os bancos, a bolsa de valores, as corretoras (exchanges) ou o próprio governo do Brasil e colocasse dentro da blockchain.
O Drex promete transações mais rápidas e maior segurança jurídica entre usuários da rede, já que você terá acesso direto a uma conta no banco central. Ele também terá uma blockchain com um banco de dados que faz registros virtuais, de forma segura e transparente, de todas as movimentações dentro do sistema.
Também você pode colocar contratos inteligentes para facilitar diversas negociações como a venda de um carro, por exemplo, sem precisar da confiança entre os usuários entre fazer o pagamento e receber o veículo, já que o sistema só libera o valor para o vendedor quando a documentação do veículo foi passada para o novo comprador.
O DREX terá como principal vantagem para o usuário final a características da blockchain que é o incentivo a validação honesta das transações pela segurança contra fraudes dado que cada Drex tem uma identificação exclusiva, o que impede clonagem ou movimentação indevida. E isso só é possível pelo uso dos contratos inteligentes – smart contracts como:
- Substituir os cartórios e sua burocracia e custo adicional para você comprar um carro, comprar e vender um imóvel etc.
- Taxas menores e maior velocidade em transações internacionais, comprar frações ainda menores de títulos do governo, de Fundos Imobiliários e Ações.
- Pedir emprestado criptomoedas usando outros ativos digitais como garantia como as ações da bolsa de valores usando os contratos programáveis digitais – Smart Contracts reduzindo custos e burocracia porque você acelera os processos em qualquer horário e local sem uso de intermediários etc.
- Também a tecnologia blockchain oferece transações descentralizadas (DeFi) que permite fazer negócios de forma automática na hora de fazer um financiamento ou troca entre ativos digitais.
A grande ressalva é a questão da lavagem de dinheiro que não vai acabar porque ela se refere a você pegar um dinheiro adquirido de forma ilícita e conseguir usar de forma lícita, então basta mudar a ferramenta e continuar fazendo lavagem de dinheiro.
Só se eles acabassem de vez com o real físico que poderia diminuir esse problema, mas isso não vai acontecer porque 30% da nossa população vive na extrema pobreza e não tem acesso a internet. Então não é algo que é capaz de fazer num país com uma desigualdade de renda tão grande.
Qual a principal vantagem para o governo do uso do real digital?
A principal vantagem para o governo da adoção da plataforma DREX pelas pessoas é facilitar a tributação direto na fonte, evitando a sonegação de impostos porque com a centralização do sistema financeiro fica cada vez mais fácil o rastreamento do dinheiro.
Dentro de uma blockchain que tem todos os registros de dados das transações fica muito fácil monitorar uma pessoa e, com isso, a ideia é diminuir a emissão do dinheiro físico que é caro e mais difícil de rastrear e tributar.
As moedas digitais dos bancos centrais (CBDC’s) não podem ser confundidas com criptomoedas porque primeiro que são tokens chamados de stablecoins por serem pareados em moeda fiduciária como o dólar, real, euro etc sem a volatilidade presente nas criptomoedas.
O segundo fator e mais importante é que depende de outro blockchain para existir, enquanto as criptomoedas possuem sua própria rede de validadores e usuários rodando o software, que é de código aberto e livre para qualquer pessoa no mundo usar e se tornar parte da rede como Nós do sistema validando as transações.
Portanto, ela não é uma criptomoeda mas sim apenas uma versão virtual do Real baseada em blockchain e controlada pelo próprio banco central do país, aqui não existe a descentralização presente na rede Bitcoin, por exemplo.
O governo pode mudar as regras de funcionamento dentro da blockchain durante o processo de tokenização do ativo Real em Digital a qualquer momento. Pode fazer sem aviso prévio para dar vantagem a ele, o que é o contrário da rede blockchain descentralizada que, de forma orgânica, através dos validadores espalhados pelo mundo, fazem a chamada proof of work e impedem que algum usuário tente fraudar ou mudar a rede.
No entanto, para o usuário comum, a distinção entre token e criptomoeda é pequena, já que ambos funcionam como moeda virtual. Por isso, o que devemos entender nesse momento é o que realmente essa adoção do Drex vai trazer de benefícios e possíveis malefícios para o Brasileiro.
Para tanto, continue lendo os meus próximos posts referente ao tema Drex para saber tudo o que se pode esperar com a adoção dessa tecnologia no sistema financeiro nacional.
Deixe um comentário