amooconhecimento.com.br

Pilares da Liberdade Financeira – O que é ser rico?

Entenda que ricos tem ganhos normais mas ricos sempre gastam menos do que ganham.

Você não precisa ganhar rios de dinheiro para se tornar rico um dia, mas é imprescindível fazer o seguinte: Gastar menos do que você ganha sempre. E não importa a desculpa que você fale, sem ter esse controle você nunca será rico, nunca terá liberdade porque a vida toda você vai trabalhar para pagar contas.

A verdadeira riqueza está no dinheiro que você não gasta. Ricos olham quanto sobra todo mês, quanto ele investe todo mês, quanto guarda todo mês, não é quanto está o padrão de vida dele todo mês que é pensamento de classe média.

O rico faz sobrar dinheiro todo mês, e ele pega o dinheiro que sobra para investir em ativos que podem dar a ele renda passiva. Renda passiva pode vir das suas aplicações financeiras no banco, ele pode sair das aplicações no tesouro direto, dos seus imóveis alugados, dos seus fundos imobiliários, da sua carteira de ações, de várias fontes de renda passiva que é uma renda que não depende mais de você, não depende mais do seu esforço, ela vem todos os meses.

Com isso, você tem agora seus ganhos da sua profissão mais a renda passiva. Com isso vai sobrar mais dinheiro, mais dinheiro mais você investe, mais você investe mais renda passiva. E esse processo é repetido até que você tenha uma renda passiva igual ou maior ao seu padrão de vida, aí você se torna rico e tem liberdade financeira.

Você nunca mais precisa ter um emprego, nunca mais precisa abrir loja, não precisa fazer nada porque você tem renda passiva igual ou maior que seu padrão de vida. Essa é a definição de rico.

E não importa se você vai fazer uma economia pequena, saiba que ela faz toda a diferença no longo prazo. Exemplo: apenas 10,00 reais por dia viram R$300,00 no mês e R$70.000,00 em 10 anos. E com o dinheiro que sobra você investe em algo que pode te dar uma renda passiva (aquilo que não depende mais de você).

Grave essa frase:

  • Rico não é alguém que ganha muito, rico é alguém que tem renda passiva igual ou maior que seu padrão de vida. É uma pessoa livre, faz as coisas que ele quer da vida. Viver de renda passiva.

Administração financeira

Para ser rico, você tem que viver no padrão de vida correto que é sobrar dinheiro todo mês, se não vai ser classe média a vida toda!

A primeira coisa para construir riqueza, é você saber quanto você gasta por mês. 94% da população brasileira não sabe quanto eles gastam por mês, saber mais ou menos não serve porque 100 reais a mais ou a menos faz toda a diferença no futuro para você.

Muitas pessoas estão gastando centenas de reais sem controle nenhum. Você simplesmente está indo ladeira abaixo na sua vida porque você não tem controle sobre os seus gastos.

A primeira coisa é saber centavo por centavo quanto você ganha e quanto você gasta. Aí você compara as coisas como na foto seguinte e temos duas opções:

Opção A – Você ganha mais do que você gasta e tem essa sobra de dinheiro todo mês. 

Aí você vai atrás de cortar gastos porque gastos são iguais às unhas e crescem toda semana e se você não fica cortando eles começam a ficar grandes e feios. O segundo é guardar uma parte para fundo de emergência e outra parte investir.

O investimento que dá mais retorno no Brasil chama-se investimento na sua educação. Uma educação custa x reais para arrumar ela, mas ela pode dar fruto de 5x, 10x porque um assunto que você foi educado nele pode transformar a sua vida para sempre.

Opção B – Você gasta mais do que ganha e todo mês fecha no vermelho. 

O que fazer? Cortar gastos não é o suficiente porque você tem um erro sistemático na sua vida que é viver no padrão de vida errado.

Se não gastar menos do que ganha você nunca terá liberdade, nunca vai sair das dívidas, nunca vai poder investir e estará condenado a trabalhar duro a vida inteira e não importa quanto você ganha.

Tem pessoas que acham que se ganhasse mais dinheiro minha vida estaria resolvida. Eu garanto para você que ganhar mais dinheiro não resolve nada, só piora as coisas porque viver no padrão de vida errado leva as famílias à falência porque mês após mês você gasta mais do que ganha e tem que fazer dívidas para pagar contas, pegar empréstimos, usar cheque especial.

Tem que sobrar todo mês, caso não consiga isso então você está vivendo na casa que mora errada, o carro que você anda tá errado, o supermercado que você compra, a escola dos seus filhos. Tudo está errado porque não combina com aquilo que você ganha, isso é um suicídio financeiro já que você vai pegar empréstimos com as taxas de juros mais altas do mundo.

Nesse momento, ou você corrige o seu padrão de vida ou coloca a cabeça no chão igual um avestruz e pedir por dias melhores. Vai vir só juros, dívidas e problemas para o resto da sua vida porque ou você toma uma atitude e muda ou a vida vai mudar por você, não existe neutralidade no universo.

Corte os itens mais importantes que fazem parte da META – Moradia, Educação, Transporte e Alimentação. Com isso, o dinheiro vai começar a sobrar e você pode começar a pensar em ter liberdade financeira, não é algo fácil de fazer mas é totalmente possível.

Quanto mais dinheiro mantendo o mesmo padrão de vida correto = mais sobra (riqueza). E mais investimentos para ter mais renda passiva e mais você pode investir e essa regra do jogo nunca acaba, ao contrário ela cresce e por isso você se torna cada vez mais rico.

Todos os pilares da liberdade financeira

  • 2. Ambiente que vai apoiar a sua decisão de conquistar sua liberdade financeira.

Muitas pessoas vivem no ambiente errado, um ambiente que puxa você para baixo porque você não frequenta um ambiente que vai te ajudar a prosperar na vida.

Não adianta você ter 3 gerações de pobreza na família para conseguir um filho ganhar a oportunidade de receber acima de 3 mil por mês que será uma chance de sair da pobreza mas que isso não vai adiantar de nada.

Se ele não deixar para trás todo o ciclo de pobreza que o persegue, seja na família que vai precisar da ajuda dele com quase todo o salário, a região em que mora que também não tem acúmulo de riqueza e sim de pobreza. Caso nada disso seja solucionado o ambiente vai te manter sem nenhum avanço mesmo ganhando mais.

  • 3. Saber administrar seu dinheiro – Padrão de vida correto

Como saber se o padrão de vida está correto? Simples, pergunte-se o seguinte:

Sobra dinheiro? Sim, então está correto. Agora se a resposta é Não, então está errado.

  • 4. Quitar suas dívidas 

Ter uma vida equilibrada sem dívidas não significa que elas são a chave de tudo, o problema não é a dívida mas sim que você tem a mentalidade errada, o ambiente errado e péssima administração financeira e padrão de vida errado e por isso você está endividado.

Ou seja, se você não tivesse as dívidas que você tem agora você teria outras dívidas. Dívidas é a consequência da sua mentalidade e administração financeira erradas. Por não ter aprendido nada, tem pessoas que pagam as dívidas e entram em outras, pagam as dívidas e entram em outras, já fazem 20 anos endividado.

  • 5. Ganhar mais dinheiro 

Você só pode pensar em ganhar dinheiro depois que você arruma os outros 4 pilares. Aí sim você pode diversificar em mais fontes de renda para não ser dependente de apenas uma delas.

  • 6. Investir

Você não investe porque você é rico, você investe para ficar rico. Investimento você pode terceirizar, é o pilar mais simples que tem, seu problema sempre estará nos outros pilares. 

Você só pode fazer uma carteira de investimentos depois que você aprendeu a corrigir todos os outros pilares, seu problema não é investimento.

A ordem é muito mais importante para você mudar sua vida financeira. Não tente começar pelo fim, aprender a investir não vai chegar a lugar nenhum se não arrumar primeiro a sua mentalidade e padrão de vida

Essa é a ordem correta e ninguém te ensinou isso antes porque as pessoas só dão aquilo que tem e elas só tem dívidas para compartilhar, nunca tiveram resultado e 99% das pessoas no Brasil não sabem como construir a liberdade financeira.


Resumo

Após a liberdade financeira chega a hora de você ter o que quiser na sua vida. Primeiro deve viver da forma correta e aprender a comprar as coisas na hora certa.

Se você não tem dinheiro, não consegue ajudar ninguém. Se para você dinheiro não importa é porque você não pensa em ninguém, pois se tivesse mais dinheiro poderia fazer muito mais impacto no mundo.

Cuide primeiramente de você, cuide da sua família e depois você pode cuidar do mundo todo se quiser. Tudo o que você aprende até os 20 anos sobre finanças você leva para o resto da vida.

Esqueça essa frase estúpida que falam que o mais importante é cuidar do seu nome porque o mais importante sempre será você e sua família. Ter dinheiro para atingir sua liberdade financeira com o tempo é o que te livra da vida mediana sem abundância nenhuma.

Você foi feito para ser livre e ter uma vida em abundância, a bíblia já diz isso. Se Deus te deu saúde física e mental ele já fez tudo por você, agora é com você!

O problema é que muitas pessoas que recebem essa saúde de Deus se contém com migalhas da vida, com uma vida miserável.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *