amooconhecimento.com.br

Pilares da Liberdade Financeira – Mentalidade

Você está na situação financeira que você tem hoje por um único motivo: Sua mentalidade.

Tudo tem haver com as escolhas que faz da sua vida. Não são as oportunidades, a família, nada. Primeiro você escolhe e depois colhe.

Futuro financeiro = Mentalidade. A mentalidade condena tudo o que você acha certo ou errado. Se você tem resultados satisfatórios é porque você está fazendo as coisas certas. Se você não tem o que procura isso é resultado de sua mentalidade também.

Enquanto você não corrigir a mentalidade você não é capaz de mais nada. Sem nova mentalidade você nunca vai sair do lugar onde está. Ter resultados diferentes do que tem hoje.

Mentalidade (Pobre, Classe Média e Rico)

Todo mundo que não é rico tem problema de mentalidade porque se você tivesse a mentalidade ajustada você já era rico. A mentalidade define se você vai ser rico, classe média ou pobre.

A maioria das pessoas acham que a diferença entre as três mentalidades é a quantidade de dinheiro que ganha porque pobre ganha pouco, classe média ganha mais e ricos ganham muito. Isso não tem nada a ver com a mentalidade.

Tem pessoas que ganham pouco e são ricas e pessoas que ganham muito e são pobres, a diferença está na mentalidade de cada um deles. Vou dar um exemplo:

Pense em quanto dinheiro você tem em aplicações financeiras e na sua conta corrente, faça esse cálculo. A quantidade de dinheiro que você tem é exatamente o tamanho da sua cabeça.

Se tem pouco dinheiro é porque sua cabeça é pequena, não tem como mudar isso. Enquanto sua cabeça é pequena você terá pouco dinheiro. Não importa se você ganhar na loteria ou uma herança porque enquanto tiver essa cabeça pequena você perde toda a fortuna em 3 anos no máximo e ainda vai ficar endividado.

Agora uma pessoa com a cabeça grande, com a mentalidade ajustada, você pode tirar tudo que eles tem e em três anos eles constroem tudo de volta. Você pode tirar tudo o que a pessoa tem no bolso mas não pode tirar o que ela tem na cabeça.

Por isso, não peça mais dinheiro, peça ter mentalidade certa, peça ter a educação certa.


Qual a filosofia de vida dos Pobres?

Pobres fazem o que com o dinheiro que ganham? Gastam, se sobrar um pouco gastam com churrasco e cerveja e sobrevivem e só isso. Objetivo de vida em sobrevivência e pagar contas.

Pobres recebem salário mínimo porque é pobre. Ele não é pobre porque ganha salário mínimo. Você que se sujeita a ganhar salário mínimo, você ganha salário mínimo porque a sua mentalidade permitiu você aceitar um trabalho com salário mínimo.

  • Quem é rico jamais aceita receber salário mínimo. O merecimento faz parte da sua mentalidade, a pessoa se sujeita a ganhar salário mínimo porque ele aceita e não acredita na sua capacidade.

Qual a filosofia de vida da classe média?

A classe média gasta com padrão de vida, corre atrás de conforto e status. Tudo o que ele ganha gasta com 2 carros na garagem para ter conforto, tem uma casa cada vez maior para ter conforto, e padrão de vida alto com viagens o que dá Status.

Se você perguntar para alguém de classe média qual o seu sonho? A resposta automática é comprar uma casa, um carro, viagens, então você é classe média.

Qual a filosofia de vida dos ricos?

O verdadeiro rico luta para fazer só uma coisa: Foca em ter liberdade. Tudo o que ouviu de mau sobre dinheiro, ricos e riqueza foi mentira. Se você é uma pessoa boa, você vai fazer coisas boas tendo ou não dinheiro e o contrário também é válido. O dinheiro não te dá liberdade, ele apenas amplifica o que você já é.

Ricos vivem de renda passiva porque fazem investimentos com o dinheiro que sobra e compram ativos que vão colocar mais dinheiro no bolso deles sempre. 

Qual a visão de futuro deles?

Pobres não tem nenhuma riqueza acumulada e, como não sobra nada no final do mês, tem planejamento diário onde precisa trabalhar dia a dia para ter o que comer.

E a classe média vive no “se vira nos 30” para pagar dívidas. Eles tem um planejamento mensal, uma visão de futuro que não passa das contas a vencer nesse mês.

Ricos não querem saber dos ganhos mensais, ricos querem saber do que estão construindo, o que essa empresa vai me pagar daqui a 1 ano, 2 anos, 10 anos.

Rico quer saber para onde o projeto vai, qual vai ser o faturamento no futuro, qual o pró labore daqui a 3 anos quando a empresa expandir e ir para outros lugares. Ricos planejam anos e décadas para frente.

Como é o jogo do dinheiro para eles?

Os pobres vivem de aparência, só isso importa para quem é classe média e pobre, procuram conforto e status para mostrar aos outros que podem, quando na verdade estão com a conta bancária vazia.

  1. Ricos quando correm atrás de liberdade eles ganham como bônus o conforto e status.
  2. Classe média quando correm atrás do que os ricos conseguem, o resultado é o mesmo do pobre de conseguir dívidas, escravidão e sobrevivência.
  3. Existem pessoas que hoje estão pobres mas possuem mentalidade de riqueza e logo estarão no caminho certo, enquanto tantas outras são consideradas ricas mas tem mentalidade de classe média.

Primeiro você se torna rico, primeiro constrói sua liberdade financeira para depois se preocupar com ter os sonhos de consumo. Muitas pessoas compram coisas na hora errada e da forma errada, como casa financiada em 35 anos e carro novo em 60 meses, e aquilo se torna um pesadelo.

Essa é a forma de manter as pessoas presas porque você acha que o cara que comprou o carro em 60 parcelas vai pedir demissão no mês seguinte? ou fica trabalhando 5 anos para sustentar esse carro?

Também é importante você não confundir ricos com classe média alta: Um executivo de uma multinacional pode ganhar rios de dinheiro na empresa, mas se ele trabalha 16 horas por dia e não tem tempo para ver os filhos crescendo ele não é rico. Ele é apenas um cara que ganha muito dinheiro.

  • O verdadeiro rico é livre, ele acorda na hora que quiser, dorme na hora que quiser, faz o que quiser. E o conforto e status é apenas consequência, nunca objetivo.
    Deus quer que você seja próspero, Deus nunca te colocou na terra para sofrer, ser pobre e endividado.

Presta atenção:

Se você ganha 2mil, 5mil, 10mil, 30mil e precisa do seu pró labore, das suas comissões e salários daqui a 30 dias para pagar as contas do mês, você é classe média típica. Quer dizer que já trabalha a 10 anos, 20 anos, 30 anos e não pode ficar um mês sem receber?

  • Se isso não é escravidão, se não é dependência, eu não sei o que você considera.
    Porque a única coisa que vai acontecer é ter dívidas, escravidão e sobrevivência.

Na prática, não importa quanto a classe média ganha porque sempre vai gastar tudo e nunca sobra nada, eles vivem todo mês no limite. Quanto mais trabalha, mais ganha e mais elevados os compromissos que eles tem e mais elevado o padrão de vida. Então você acha que possui coisas mas as coisas possuem você. Você que trabalha por essa casa, carro etc e sua vida nunca muda.

Compra tudo parcelado e você não vai ver problema nisso, e nunca vai sair dessa corrida dos ratos de ter que trabalhar a vida toda, ganhar dinheiro, pagar contas e pagar dívidas e parece que nunca acaba.

Vai viver num ciclo de 30 dias, onde precisa receber hoje para pagar as contas do mês e só isso. Para pagar as contas do mês seguinte também precisa receber e se vier uma crise, se vier uma taxa Selic alta e você não ganha mais como antigamente, então a vida dele desmorona e fica endividado.le desmorona e fica endividado.


Por que desde criança aprendemos a mentalidade de classe média?

Todo mundo a sua volta vive igual e acha normal financiar tudo, gastar tudo que ganha e nunca vão te criticar. Você está fazendo o que todo mundo faz e o mais triste é que vai ter os mesmos resultados que eles tem sempre

Aí você vai ter as mesmas dívidas, os mesmos problemas e quando você (classe média) percebe que tem problemas na vida, todos vão falar que é difícil mesmo e que o Brasil é assim, que a culpa é dos políticos, do governo e dos bancos.

  • Não seja essa pessoa! O problema é você, seu trouxa!

É óbvio que o Brasil é o país mais difícil do mundo para se dar bem financeiramente para quem não tem educação financeira, para quem é ignorante o Brasil é um pesadelo. Mas o Brasil tem grandes oportunidades para quem sabe lidar com dinheiro e conhece as regras do jogo.

Se você pegar de cada mil pessoas apenas uma sabe o que fazer com seu dinheiro no Brasil, os outros 999 não sabem o que fazer e eles aprendem com outras pessoas que também não sabem o que fazer. 

Você aprendeu com seus pais, seus tios, na escola com seus amigos e ninguém sabe. Você aprendeu a vida toda o modelo errado a respeito do dinheiro e você nunca pensou diferente porque todos a sua volta fazem a mesma coisa.

Quando vem uma crise, ficam desempregados, quando a empresa e comércio fecham aí ele não recebe mais os ganhos mensais para pagar os compromissos que tem e começa a desmoronar o mundo. Por isso, a vida toda vive de altos e baixos e sempre endividado, onde você vai se ferrar e ninguém vai te ajudar.

A vida não é para pagar contas e sobreviver, a vida é para realizar sonhos, é para fazer a diferença na vida dos outros. Se você apenas sobreviver, não tem como ajudar ninguém.

É por conta disso que quando você tem educação financeira, você transforma a sua vida. Já que você muda a sua realidade e a realidade da sua família para não cair nas armadilhas financeiras e assumir o controle das suas finanças. Então comece a adotar a mentalidade correta agora mesmo e coloque esses conhecimentos na prática.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *