amooconhecimento.com.br

Como quitar Dívidas

As dívidas não são os problemas, elas são os sintomas.

Se você não resolver os seguintes problemas: Mentalidade financeira, ambiente e administração financeira você jamais vai sair das dívidas. E você não deve pensar que eles vão sujar seu nome porque o que vão fazer é te proteger de fazer mais besteira.

Quando não colocamos em prática a educação financeira apenas pensamos em gastar, gastar, gastar e não em produzir, produzir e produzir. Muito menos enxergamos a bola de neve que nos mantém ladeira abaixo e longe dos nossos sonhos.

Sem esse conhecimento nos tornamos prisioneiros do mesmo. Onde se vende o almoço para pagar o jantar e viramos massa de manobra do sistema. Para sair do caminho dos ratos é preciso saber a forma de quitar suas dívidas!

Ninguém fala que problema financeiro gera ansiedade, depressão e até suicídio entre outros problemas mentais, também gera problemas no casamento levando ao divórcio

A pessoa vive num labirinto onde não sabe para onde correr, como encontrar um caminho para resolver o seu problema. Abaixo deixo os métodos para se livrar das dívidas:

Dívidas que você pode deixar de pagar

Dívidas que você pode deixar de pagar são as que você não deu nenhuma garantia em troca e elas estão no valor de 30 mil ou menos: Empréstimo pessoal, cartão de crédito e cheque especial.

Você não deu nada em garantia ao banco, então suspenda o pagamento e invista 50% do valor que pagava nessas dívidas no tesouro direto e, logo em seguida, depois de um ano e meio você terá o valor à vista para quitar essas dívidas.

Assim você já deixa de pagar juros e começa a receber juros compostos. E depois de quitar as dívidas você já vai ter aprendido a se autofinanciar e não mais a pedir empréstimos aos outros.

(Obs. Deve esperar no mínimo um ano porque os bancos contabilizam sua dívida como prejuízo que reduz o imposto de renda do banco e dessa forma ele consegue te dar um desconto muito maior após isso acontecer)

Dívidas com mais de 5 anos não podem mais ser cobradas judicialmente e não constam mais nos órgãos de restrição ao crédito, ainda vai constar para você no Serasa mas não para outras pessoas verem.

Farsa de ter nome limpo sem pagar a dívida = Exija que te passem o número do processo, ele retira dos órgãos como Serasa, SPC-Boa Vista mas ainda fica constando no banco central.

Método tudo ou nada para sair das dívidas

Se você está endividado e não sabe como mudar essa situação você irá afundar cada vez mais a sua família.

  1. Nunca consulte o gerente de banco – ele não está lá para te ajudar e sim para vender os produtos que te colocaram na situação que está hoje.

Seu gerente de banco não é seu amigo, muito menos seu consultor financeiro. Fuja de perto de qualquer palavra que comece com “RE”: renegociação, refinanciamento.

Quanto mais o gerente te ferra, mais o banco ganha. Basta ver notícias como que o banco Itaúsa teve lucro líquido de R$ 11,5 bilhões. Eles ganham tanto porque a maior parte dos brasileiros não sabe as regras do jogo no Brasil.

  1. Tudo ou nada – Se você tem uma dívida impagável, que você perdeu o controle e que não tem garantia – empréstimo que não consegue mais pagar, cartão de crédito estourado, cheque especial etc; Temos duas opções: 

Ou quitar tudo integralmente ou, segunda opção, não vai pagar nem um tostão nem de forma parcial porque não vai resolver nada e vai continuar endividado.

Você para de pagar, começa a guardar um dinheiro por fora e, no momento oportuno, quando o banco vai te dar uma proposta decente você consegue quitar tudo de uma vez.

Se você parar de pagar e eles sujarem seu nome, o que aconteceu de fato é que os bancos vão proteger seu nome para você não fazer mais besteiras, o que é ótimo para muita gente.

E não venha com a frase de que o seu nome é a coisa mais importante que você tem, porque credibilidade só é importante ter entre duas pessoas honestas dentro da sua comunidade, dentro do seu círculo de familiares e amigos pessoais e do trabalho. Isso sim é importante.

Agora, quando você faz negócios bancários que você empresta seu dinheiro para o banco e ele te paga 8% mas quando você pega emprestado ele te cobra 400% do juros do rotativo do cartão. Onde está a honra nesse negócio?

Eles estão simplesmente explorando o lado fraco dessa história que nesse caso é você. Entre você pagar as parcelas, os juros abusivos e você cuidar do sustento da sua família, eu ficaria com a sua família.

  1. Uma dívida fica uma dívidaJamais refinanciar a sua dívida porque vai dobrar ou até triplicar o valor dela.

Tenha o controle emocional para não fazer outra dívida para pagar a primeira. Não se faz uma dívida maior para pagar uma menor, isso só torna você cada vez mais escravo financeiro do sistema bancário.

Não troque a dívida cara pela dívida mais cara ainda. Fuja da renegociação de dívida ou da renovação de empréstimo. Dívida se paga com o que se ganha e não contraindo mais dívidas.

Saiba que no mercado financeiro todo mundo quer o seu dinheiro, então saiba utilizar o seu dinheiro também para quitar suas dívidas. Não pague juros abusivos, tudo é estratégia, o que impede tudo isso é a ansiedade e medo que matam tudo.

A mentira da cobrança extra judicial

Para o banco não compensa entrar com uma ação judicial para cobrar suas dívidas. Os honorários dos advogados e a demora do processo de perícia, julgamento e execução não valem a pena se a dívida for menor de 30 mil.

Sem contar que ainda cabe recursos, então é um processo longo, chato para o banco e mesmo que o banco ganhe existem bens que são impenhoráveis. Se a pessoa só tem 1 imóvel não dá para tirar, vestuário não, salários ou rendas de qualquer espécie. Valores investidos até 40 salários mínimos também não dá para tirar das pessoas.

O banco gosta de emprestar dinheiro, processos não é com o banco. Ele apenas pode vender sua dívida para um escritório de cobrança que vai encher seu saco, te ligar sem parar para cobrar a dívida e mais nada, eles te ligam 20 vezes no dia porque é a única coisa que podem fazer.

A maior parte das pessoas são ignorantes, eles ficam apavorados por essas ligações, eles não sabem o que vai acontecer. Então eles voltam para o banco, renegocia a dívida e “RE” se ferra de novo.

Muitas das vezes o que os bancos fazem é ilegal, vai contra os direitos do devedor mas você acha que estão certos pela sua ignorância. Então lembre-se que notificação extrajudicial é um mecanismo de coação para botar medo e fazer você assinar acordos que dão vantagem aos bancos, bloquear a conta e dizer que irá penhorar os bens também é outro mecanismo de coação para você fazer acordos péssimos.

Seus Direitos:

  • Ser informado sobre o valor exato cobrado. Pode também pedir a planilha de evolução da dívida.
  • Ser cobrado exclusivamente pelo titular do crédito – Lei complementar 105 de 2001 sobre sigilo bancário.
  • Ser cobrado de modo amigável. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/1990 art. 71

Art.71. É crime utilizar, na cobrança de dívidas, ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas ou enganosas, ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor injustificadamente a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer. A pena para essa conduta é detenção de três meses a um ano e multa

Por que ninguém te conta? O sistema se alimenta da sua ignorância. Sendo fácil de manipular, constranger. Se você sabe seus direitos ninguém pode tocar em você, você resolve a sua vida.

O sistema se alimenta das suas dívidas e o governo também recebe parte delas pelo IOF. Agora quando você conhece as regras do jogo, quando você sabe negociar, como falar, o que não falar, se atender ou não atender tem que saber as regras.

Posso perder a minha casa?

Somente nessas condições:

  1. Não pagar o financiamento de imóvel.
  2. Se utilizar o imóvel como garantia de empréstimo. O chamado CGI – Crédito com Garantia de Imóvel.

Jamais dê o seu imóvel como garantia de um empréstimo, nunca caia nessas armadilhas.

  1. Dívida com IPTU ou Condomínio.
  2. Sendo fiador para terceiros mesmo sendo o único bem da família

Resumo

Não à toa é muito famoso nos USA a frase: There Is No Free LunchNão existe almoço grátis. Todos vamos pagar as contas pela nossa saúde financeira no futuro, mas são as pequenas decisões de agora que vão determinar seus resultados: Você quer fazer parte dos que recebem juros ou dos que pagam juros a vida inteira?

Os que recebem juros são mais felizes. Quem é devedor acaba por ficar escravo do sistema, então comece a se organizar agora porque quem não tem dinheiro guardado quando passa algum sufoco acaba indo ao banco entrar em dívidas que te afundam.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *