A cidade de São Paulo está em constante expansão em sua rede metroferroviária. Confira abaixo as atualizações das principais linhas de metrô e trem, suas integrações e obras em andamento.
Linha 1 – Azul

- Extensão: 20,2 km
- Principais acessos: Rodoviária do Jabaquara e Rodoviária do Tietê
- Integrações: Linhas 5-Lilás, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô
- Integração CPTM: Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 13-Jade
- Obras em andamento:
- Futura integração com a Linha 6-Laranja na estação São Joaquim
- Possível instalação de portas de plataforma em todas as estações
Linha 2 – Verde

- Extensão: 14,7 km
- Integrações: Linha 15-Prata, 5-Lilás, 1-Azul e 4-Amarela
- Integração CPTM: Linha 10-Turquesa
- Obras em andamento:
- Futura integração com a Linha 3-Vermelha e Linha 11-Coral na estação Penha
- Ampliação do túnel de transferência na estação Consolação com a linha amarela
- Expansão do Pátio Tamanduateí
- Possível extensão até Guarulhos (Dutra)
Linha 3 – Vermelha

- Extensão: 22 km
- Principal acesso: Rodoviária da Barra Funda
- Integrações: Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela
- Integração CPTM: Linhas 11-Coral, 12-Safira, 10-Turquesa, 13-Jade, 7-Rubi e 8-Diamante
- Obras em andamento:
- Futura integração com Linha 2-Verde na estação Penha
- Instalação de portas de plataforma
Linha 4 – Amarela

- Extensão: 12,5 km
- Integrações: Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha
- Integração CPTM: Linhas 9-Esmeralda, 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral
- Obras em andamento:
- Futura integração com Linha 6-Laranja na estação Higienópolis-Mackenzie
- Expansão do túnel de ligação com a Linha 2-Verde
- Construção de um novo túnel de integração na estação Luz
- Início da expansão até Taboão da Serra
Linha 5 – Lilás

- Extensão: 19,7 km
- Integrações: Linhas 1-Azul e 2-Verde
- Integração CPTM: Linha 9-Esmeralda
- Obras em andamento:
- Futura integração com a Linha 17-Ouro na estação Campo Belo
- Expansão do túnel de transferência para a Linha 9-Esmeralda na estação Santo Amaro
- Possível extensão até Jardim Ângela
Linha 6 – Laranja

- Extensão: (em construção)
- Integrações: Linhas 1-Azul e 4-Amarela
- Integração CPTM: Linhas 7-Rubi e possivelmente 8-Diamante
- Obras em andamento:
- Construção da linha com previsão de entrega nos próximos anos
- Ligação direta entre Brasilândia e São Joaquim
Linha 7 – Rubi

- Extensão: 60,7 km
- Principal acesso: Rodoviária da Barra Funda
- Integrações: Linha 1-Azul, 3-Vermelha e 4 Amarela
- Integração CPTM: Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral
- Obras em andamento:
- Futura integração com Linha 6-Laranja na estação Água Branca
- Com a concessão, atenderá apenas até Barra Funda
Linha 8 – Diamante

- Extensão: 41,9 km
- Principal acesso: Rodoviária da Barra Funda
- Integração: Linha 3-Vermelha
- Integração CPTM: Linhas 9-Esmeralda e 7-Rubi
- Obras em andamento:
- Entrega da nova estação Ambuitá em Itapevi
- Possível integração com Linha 6-Laranja na estação Água Branca
- Obras de melhoria de acessibilidade em andamento
Linha 9 – Esmeralda

- Extensão: 36,1 km
- Integrações: Linha 5-Lilás e 4-Amarela
- Integração CPTM: Linha 8-Diamante
- Obras em andamento:
- Futura integração com Linha 17-Ouro na estação Morumbi
- Entrega da expansão até a estação Varginha
- Novas subestações de energia
- Estudo para levar a linha até o centro na Água Branca
Linha 10 – Turquesa

- Extensão: 37,2 km
- Principal acesso: Rodoviária da Barra Funda
- Integrações: Linhas 2-Verde, 3-Vermelha, 1-Azul e 4-Amarela
- Integração CPTM: Linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 7-Rubi
- Obras em andamento:
- Futura integração com Linha 15-Prata na estação Ipiranga
- Obras de acessibilidade em estações antigas
- Após concessão, deixará de ter integração direta com linha 7 Rubi e terá estação terminal no Brás ou Luz (ainda não definido)
Linha 11 – Coral

- Extensão: 50,8 km
- Integrações: Linha 3-Vermelha, 1-Azul e 4-Amarela
- Integração CPTM: Linhas 12-Safira, 10-Turquesa, 13-Jade e 7-Rubi
- Obras em andamento:
- Futura integração com Linha 2-Verde na estação Penha
- Após concessão, assumirá a ligação Brás-Luz-Barra Funda no lugar do serviço 710
Linha 12 – Safira

- Extensão: 38,9 km
- Integração: Linha 3-Vermelha
- Integração CPTM: Linhas 11-Coral, 10-Turquesa, 7-Rubi e 13-Jade
- Obras em andamento:
- Melhorias de acessibilidade em estações antigas
Linha 13 – Jade

- Extensão: 8,89 km
- Principal acesso: Aeroporto Internacional de Guarulhos (Aero GRU)
- Integração CPTM: Linha 12-Safira e serviço expresso na Barra Funda e Luz
- Obras em andamento:
- Expansão com novas estações após concessão
Linha 15 – Prata (Monotrilho)

- Extensão: 14,6 km
- Principal acesso: Corredor São Mateus – Jabaquara, acesso BRT Expresso Tiradentes
- Integração: Linha 2-Verde
- Obras em andamento:
- Futura integração com Linha 10-Turquesa na estação Ipiranga
- Expansão até Jacu Pêssego e o Pátio Ragueb Choffi
Linha 17 – Ouro (Monotrilho)

- Extensão: (em construção)
- Principal acesso: Aeroporto de Congonhas
- Integrações previstas: Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda
- Obras em andamento:
- Construção das estações e via permanente
- Ligação direta entre o Aeroporto de Congonhas e a rede metroviária
Cartão Fidelidade do Metrô
A maioria das pessoas desconhece mas existe um cartão exclusivo para usar no Metrô e CPTM pagando mais barato por cada viagem, ele se chama Cartão Fidelidade.

Você adquire ele no posto de compra de bilhetes que fica saindo da catraca da estação Sé. O site para conhecer mais sobre o cartão fidelidade é o seguinte:
https://www.metro.sp.gov.br/pt_BR/sua-viagem/bilhetes-cartoes/cartao-fidelidade/
Também tem o posto de atendimento do cartão Fidelidade dentro da estação onde você pode cadastrar ele no seu nome e ele vai aparecer no seu cadastro da SPTRANS na seção dos seus bilhetes e inclusive você vai conseguir verificar o saldo atual:
https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action
Os valores vigentes de desconto para o cartão fidelidade são os seguintes:

Para ter melhor custo benefício o melhor caminho é você comprar 50 passagens que são 25 dias (ida e volta) porque cada passagem vai ficar em R$ 4,51 que é muito mais barato do que os R$ 5,20 da passagem comum.
Em caso de furto, roubo, extravio ou dano ocasionado por responsabilidade do usuário, este pode comparecer, munido de documento de identidade, aos Postos de “Atendimento dos Cartões Lazer e Fidelidade”, localizados na estação Sé do Metrô, para providenciar a 2ª via do cartão.
Os usuários não cadastrados devem apresentar o recibo de uma das recargas (A taxa para emissão de 2ª via é equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo e o prazo para entrega é de 72 horas).
Conclusão
São Paulo continua investindo na modernização e expansão da sua rede metroferroviária para oferecer mais eficiência e acessibilidade aos passageiros. Com diversas obras em andamento, novas integrações e melhorias em estações, a mobilidade na cidade está evoluindo constantemente.
Para quem utiliza o transporte público com frequência, opções como o Cartão Fidelidade também podem garantir economia e praticidade. Fique atento às atualizações e aproveite ao máximo as novas conexões do sistema! 🚆🚇
Deixe um comentário