No Brasil infelizmente ao longo dos anos muitas pessoas boas, trabalhadoras, se esforçam, honestas, corretas e na questão financeira deles só se ferram, só estão endividadas.
São pessoas que tiveram apenas um deslize financeiro na vida, apenas uma decisão errada e ficaram anos e anos pagando por isso, se ferrando por conta disso.
Saiba que qualquer pessoa que aprende as regras do jogo no Brasil, que tem educação, que aprende os 6 pilares da liberdade financeira, muda sua mentalidade. Qualquer pessoa pode mudar sua realidade financeira independente dos juros elevadíssimos, dos maiores tributos do mundo porque a economia individual, pessoal sua é totalmente diferente da economia do Brasil.
E saiba que num país onde as condições são difíceis, as poucas pessoas que sabem as regras do jogo sobre dinheiro se destacam. E sabendo o segredo é muito mais fácil ficar rico no Brasil do que lá fora para quem aprende, sabe as regras do jogo e agem diferente da maioria mas se você vai se destacar, ter sabedoria diferente, mentalidade diferente, faz as coisas diferente de todos você vai ser próspero, vai crescer.
A maior parte das pessoas no Brasil jogam um jogo onde são condenados a perder a vida toda. Aquelas poucas pessoas que conhecem as regras se destacam porque lá fora se você não tem dinheiro, não sabe o que fazer você não consegue conquistar as coisas enquanto aqui é mais simples, só não confunda ser mais simples com ser fácil porque não é fácil mas é totalmente possível ganhar nesse jogo muitas vezes injusto que é o jogo do dinheiro no Brasil.
O país é cheio de dificuldades mas também cheio de oportunidades para quem está disposto a aprender, a mudar, a corrigir sua mentalidade.
Quem decidiu que 2025 vai ser totalmente diferente do que fez em 2024 na parte financeira? que vai ser o melhor ano da sua vida, que vai fazer as coisas certas?
A sua decisão tem pouco valor se você não colocar na prática. Quantas vezes você já decidiu fazer coisas na sua vida e no final não fez nada?
Decisão não tem quase nenhum valor para não dizer nada de valor. O que muda a vida das pessoas são hábitos que acompanham as decisões que você tomou.
1º Passo: O que muda a sua vida são hábitos que acompanham as suas decisões!
Ninguém decidiu ser pobre por si próprio mas as pessoas decidiram ter hábitos de pobreza, por isso são pobres. E mesmo que as pessoas decidam ser ricos mas mantém hábitos de pobres eles serão pobres da mesma forma.
A coisa mais importante é verificar que os seus hábitos acompanham as suas decisões. Se você decidiu emagrecer, os seus hábitos alimentares devem acompanhar a sua decisão porque a decisão por si só não significa nada.
Você pode decidir 50 vezes que não vai mudar absolutamente nada se você não criar hábitos e se você tem os hábitos corretos sem decidir nada, você vai ter os resultados que você quer sem nem pensar neles.
E o contrário também acontece, se você decidir alguma coisa e tiver hábitos que não acompanham não vai mudar nada na sua vida. Se você não estiver disposto a ter os hábitos então retire sua decisão, fale que não quer que sua vida se torne aquilo.
Não se engane, às vezes você vai ficar frustrado sem nem entender o que te prejudicou, mas foram os seus hábitos que não acompanharam a sua decisão. Então, infelizmente você não mudou nada e continuou onde está ou num lugar onde não quer estar.
Tudo na vida começa e termina na sua mentalidade. Não existe nada nesse mundo que seja externo, a sua vida por bem e por mal: riqueza, pobreza, dinheiro, falta de dinheiro, sucesso e fracasso. Todas essas coisas não existem no mundo real, elas existem na sua cabeça que transmite para o mundo real.
Você é rico ou pobre, doente ou saudável por conta do seu mundo interior, pela sua mentalidade, pelas suas escolhas. A diferença entre uma pessoa e outra não é a conta bancária, é a mentalidade. Os resultados que você constrói quando você tem o poder de escolha, a diferença entre as pessoas é a mentalidade, a programação interna, não importa as diferenças entre você e outra pessoa.
A partir do momento que você tem o poder de direcionar sua vida, o que vai decidir o futuro já não são mais as condições anteriores, são pelas condições que a partir de hoje você vai criar na sua mente.
O mundo exterior quem constrói por bem ou por mal é apenas você. Não use o seu passado como justificativa do porque você não tem sucesso na vida, o que você não tem hoje é a mentalidade correta do sucesso.
Mudando a sua mentalidade você muda de vida. A conta bancária apenas reflete a mentalidade de cada um, não adianta querer trocar de vida com alguém bem sucedido que você vai continuar da mesma forma.
Quando você muda o mundo muda
Transformação de vida vem de dentro para fora. Você ganha aquilo que você merece, a partir do momento que você vale para si mesmo mais que um salário mínimo, você nunca vai aceitar ganhar um salário mínimo, você vai atrás de outras coisas.
Tudo começa no mundo interior, todas as perguntas e todas as respostas para a sua vida estão na sua cabeça e não no seu exterior. Só assim você vai entender que você é o dono da sua vida e parar de achar que ela depende de outras pessoas. É óbvio que não fazemos nada sem pessoas mas sobre os seus comportamentos, os seus resultados só você tem poder de escolha, não coloque a culpa nos outros.
Você tem que mudar, você é o único dono da sua vida e todo o restante continua igual agora e vai continuar igual no futuro, seja qual for o governo, a empresa, seu chefe, a política. Nada disso importa e se você entender que depende de você ser rico ou ser pobre, vai começar a tomar as rédeas da sua vida, ser o capitão que pilota o seu navio.
Ao invés de você perder tempo explicando o porque os outros deram certo, ao invés de ficar se comparando com os outros e dando justificativas inúteis, insípidas, incolores e inodoras para o seu fracasso, faça apenas uma coisa: Vai cuidar da sua vida!
A realidade que você acha que é assim, ela nada mais é do que a lente que você tem internamente sobre o mundo. Você que construiu o mundo na sua cabeça para ser assim pelas suas crenças, convicções e desculpas que sempre deu a vida toda.
A maior parte de nós, no pior momento da sua vida você volta a morar na casa dos pais, comer na casa dos amigos mas você não pode ter plano B, você tem que fazer o plano A dar certo e não parar até conseguir alcançar o seu sonho, os seus objetivos.
No momento que você entende as regras do jogo, você sabe a mentalidade certa, sabe como as coisas funcionam, você vai fazer o que for preciso para aprender e conseguir ser bem sucedido nas 7 áreas da vida. Você vai ter felicidade, liberdade e prosperidade no trabalho, na família, com sua saúde, com suas finanças, na sua vida espiritual, mental e emocional.
Você é o único responsável por como a sua vida está hoje e o único responsável em mudar o que precisa ser feito.
2º Passo: Assuma o controle da sua vida
Como você quer mudar uma vida que você não é capaz de controlar?
Como você quer construir algo onde você não tem planta, onde você não tem controle, onde você não sabe quanto custa, não sabe onde você está?
A grande boiada humana não têm controle sobre a vida delas. E como você quer sair de onde você está para um lugar melhor, se você não pode me dizer onde você está?
Como você está não é onde você está, é uma sensação. Se você diz: “eu estou ferrado” é apenas uma sensação e ninguém faz nada com sensações. Isso não serve para nada.
Se você não consegue apontar, se você não consegue mostrar, se você não consegue calcular, não consegue colocar numa planilha, a sua vida não será diferente. Não tem como melhorar em 2025 se você não sabe onde está em 2024.
- Se você diz: “esse ano foi muito bom”
Muito bom comparado ao que? Muito bom quanto? Quanto você ganhou, quanto você investiu, quanto você está mais perto do seu sonho?
Essas são respostas péssimas porque se você não sabe como está sua vida hoje, como você quer estar melhor daqui a um ano?
Não tem como estar em um lugar melhor se você não sabe onde está agora. Não tem como melhorar o que você não pode medir, não tem como ter mais dinheiro se você não sabe com quanto você está agora, não tem como sair das dívidas se você não sabe em qual buraco você se meteu, não tem como você ter liberdade se você não sabe quanto está recebendo por mês e gastando por mês.
A sua vida, o seu futuro e o futuro dos seus filhos não pode ser baseado no achismo. Eu estou sentindo, está muito ruim etc. Essa não pode ser a resposta para o seu 2024 porque se você não sabe o que você pode controlar hoje, como você quer que 2025 termine diferente? não tem como.
A primeira coisa a fazer é tomar controle: controle do seu padrão de vida, das suas dívidas, dos seus investimentos preenchendo uma planilha financeira, simples assim.
Sabe por que as pessoas não preenchem a planilha?
É fácil de preencher planilha e muito mais fácil de não preencher também.
A verdade é que elas não querem enxergar o que vai estar lá porque vai doer, enquanto você apenas sente você não enxerga que está ruim, mas no momento que eu colocar na planilha eu vou saber que está ruim e a maioria das pessoas não querem essa sensação. Elas preferem viver achando que não está tão ruim assim, que pode melhorar e esperar que aconteça algum milagre porque essa sensação é melhor, é mais confortável.
Mas infelizmente se você não vai assumir e aceitar a dor e saber como você está, então 2025 vai ser tão ruim como 2024, simples porque você vai continuar no achismo.
Anote: para 2025 ou vou assumir o controle da minha vida. E você não vai esperar 2025 chegar para fazer isso, você vai começar a partir de hoje, a partir de amanhã a preencher planilha.
No momento que você vai saber o seu padrão de vida, os seus olhos vão abrir porque pela primeira vez você vai enxergar a sua realidade e, a partir do momento que você consegue enxergar algo, você pode começar a corrigir e começar a mudar.
Outra coisa que você precisa para 2025:
3º Passo: Comece a investir na sua educação financeira
A maioria de vocês teve que estudar anos e anos para aprender alguma profissão, precisa de anos e anos para conseguir se tornar especialista em alguma área. Mas infelizmente a maioria dos brasileiros passam a vida toda sem estudar sobre finanças, não estudam nada e por isso que nunca tem resultados nessa área da vida.
- Uma chave de sabedoria: Familiaridade gera desprezo.
Como nós lidamos com dinheiro a vida toda, nós achamos que sabemos lidar com dinheiro só que o problema é que a maneira que você aprendeu a lidar com o dinheiro foi errada a vida inteira. Você aprendeu com os seus pais e você aprendeu o restante do seu ambiente, que são seus professores e amigos, naturalmente sendo 90% seus pais e o restante o ambiente.
Qual é a chance de você aprender algo quando todos à sua volta estão errados? Zero.
No Brasil, a cada 1000 pessoas 1 é considerada rica, então a maior parte de vocês estão cercados a vida toda de pessoas que não sabem lidar com dinheiro. Você vai copiar o modelo errado a vida toda, você vai copiar o modelo que deu errado para eles e como você só conhece esse modelo você vai copiar o mesmo modelo e você vai se ferrar igual a eles.
Aí quando você reclamar das suas dívidas, eles vão falar para você parar de reclamar porque tá difícil para todo mundo. Vão apontar que tem pessoas que estão piores do que você, e se você reclamar dos seus consignados como funcionário público, todos os seus amigos de trabalho também vão reclamar dos consignados deles.
Isso significa que você vai estar a vida toda cercado de pessoas que vão estar seguindo o mesmo caminho errado, e se você segue o mesmo modelo errado deles qual a chance daquilo der certo? Você não vai ter surpresa nenhuma porque você seguiu as mesmas escolhas que eles fizeram.
- Anote: A partir de agora eu vou dedicar tempo, energia e dinheiro para começar a aprender sobre educação financeira.
Aprender a como ter conhecimento, aprender a como investir, como preencher planilha, como corrigir padrão de vida, como sair das dívidas, do mesmo jeito que você teve que dedicar tempo para aprender a sua profissão.
Você vai fazer do mesmo jeito que você teve que injetar tempo, dinheiro e energia para aprender a sua profissão porque você não achou que um dia iria ser engenheiro, iria se formar como advogado.
Você não espera que Deus vai te dar a sabedoria para ser advogado, se você quer você vai atrás de fazer direito. Você não espera cair do céu esse conhecimento, finanças você vai aprender como qualquer outra coisa. É algo simples, não é complicado.
Então você tem que começar a estudar agora sobre finanças para entrar 2025 com uma perspectiva diferente. Você deve começar a colocar em 2025 lições diferentes, hábitos diferentes, mentalidade diferente.
4º Passo: Entenda as regras da liberdade financeira
Só fica rico quem investe e investimento faz parte da palavra hábito, não faz parte da palavra decisão. Decidir que vai começar a investir não serve para nada se os seus hábitos não vão acompanhar a sua decisão.
Ficar rico requer seguir regras bem definidas e transformá-las em hábitos. Vamos tratar delas agora:
Regra 1: Aprenda a se pagar primeiro
Você tem que se pagar primeiro e não importa quanto você ganha, não importa qual a sua profissão e a forma como você recebe. Se recebe 1 vez no mês, toda semana, se é com pró-labore, se recebe comissões porque no momento que o dinheiro cair na sua conta, você já transfere para investimento e esquece esse dinheiro, você vai viver com o restante.
Poupar não é separar uma parte do que você tem para gastar, é separar antes mesmo de gastar uma parte do seu dinheiro para investir. Com esse hábito em 2025 você no final do ano vai ter guardado mais dinheiro do que você guardou nos últimos 10 anos.
Saiba que pequenas decisões diárias acompanhadas com os hábitos transformam uma vida.
O primeiro dinheiro que você vai construir você vai deixar para o seu fundo de emergência para que em 2025 você vai começar a proteger a sua casa, a sua família de qualquer imprevisto que aconteça. Uma pessoa sem dinheiro guardado, sem reserva de emergência é uma pessoa que vive extremamente desprotegido e infelizmente no Brasil esse não é um lugar para viver desprotegido, não é um lugar para viver sem dinheiro, para viver sem nenhuma rede de apoio caso alguma coisa aconteça.
Quanto investir? no mínimo 10% e a meta é chegar para 30% da sua renda. Não é fácil, mas também viver na situação que você vive não é fácil.
Ser rico não é fácil, administrar seu dinheiro não é fácil, preencher planilha não é fácil, controlar não é fácil, guardar dinheiro não é fácil, se pagar dinheiro não é fácil. Mas me fale uma coisa: e não ter dinheiro, ficar o tempo todo reclamando, gente te enchendo o saco sobre dívidas a pagar, isso é fácil?
Não existe coisa duradoura que é fácil, de qualquer jeito você terá que tomar decisões e elas terão que ser acompanhadas de hábitos e qualquer coisa vai dar trabalho. A pergunta é: para onde os seus hábitos estão te levando?
A sua única preocupação deve ser: O que os hábitos que eu tenho estão fazendo comigo?
Regra 2: A última pergunta que você deve fazer para a sua vida é sobre o que eu estou construindo aqui?
Se você é empregado você deveria fazer essa pergunta porque empregado é como construir no terreno do vizinho e a qualquer momento ele pode pedir o terreno e tudo o que você construiu vai para o ralo.
Você pode ser empregado, mas você tem que usar o dinheiro que você ganha para construir algo fora do emprego. Se você é um empregado e não guarda dinheiro é como construir sua casa no terreno dos outros sem nunca ter planejado pedir a escritura. A qualquer momento alguém chega para você e te agradece por estar lá e diz que você não é necessário mais.
Quem não trabalha para realizar os próprios sonhos será mal pago para realizar os sonhos dos outros. Pergunte-se sempre o que você está construindo?
Se você é comerciante ou empresário faça a mesma pergunta: você está construindo algo lá, ou você apenas trabalha para ganhar dinheiro no final do mês, e no mês seguinte começa tudo de novo e um dia se o seu negócio falir você não ficará com nada, às vezes só com dívidas. Você está construindo algo na sua vida estando ali?
Isso não é só no trabalho, também nos relacionamentos, seu cônjuge o que você está construindo na sua vida?
“Parece que eu tô vivendo um momento e eu sei que não vejo um futuro, não vai me levar para lugar nenhum mas como eu não tenho nenhuma outra coisa melhor eu fico aqui”.
Sempre faça essa pergunta em tudo o que estiver fazendo. Tudo o que você fizer que seja para construir. Tudo o que fazemos deve ser para prosperar, para crescer.
Se você é empregado você vai usar o dinheiro que ganha para construir fora porque se um dia o empregador vai fazer um acordo comigo e acabar a parceria eu sei que pelo menos eu usei o meu tempo que estava lá para construir alguma coisa para mim e para a minha família.
Muitos de vocês nunca fizeram essa pergunta e ver uma realidade extremamente triste de que você nunca construiu alguma coisa na sua vida, que você não tem nada absolutamente seu e às vezes você vai estar com uma idade avançada depois de 20 a 30 anos trabalhando e descobrir que você não tem nada quando sair de lá.
Essa pergunta você faz agora ainda em 2024.
5º Passo: Pare de reclamar das coisas porque a vida que você tem é a vida que você merece ter
A vida não te compensa porque você é uma pessoa boa ou não, ser uma pessoa boa é extremamente importante para você dormir bem mas ser uma pessoa boa que não sabe as regras do jogo, ser uma pessoa boa que tem a mentalidade financeira errada vai se ferrar do mesmo jeito que uma pessoa ruim vai se ferrar.
Então defina agora que você não tem mais desculpas e crie hábitos para acompanhar a sua decisão.
Preste atenção: tudo o que acontecer a partir de hoje na sua vida é culpa sua, mesmo que você não ache que é culpa sua mas é a sua responsabilidade aprender para melhorar para isso não acontecer de novo.
Quando algo der errado na sua vida profissional: O que você aprendeu com isso? Quem escolheu essa empresa? Quem fez negócio nessa empresa? Quem confiou nessa empresa? Foi você. Então a responsabilidade é sua.
Tenha responsabilidade em tudo na sua vida. A sua situação financeira é sua responsabilidade 100%, ninguém vai arrumar sua vida por você.
É sua responsabilidade 100% para decidir e para ter hábitos que vão acompanhar essa decisão e transformar sua vida. Você tem 1 mês agora para arrumar a sua vida, para começar 2025 com tudo, para poder colocar metas, poder colocar objetivos, poder colocar números e quando terminar 2025 você vai sentar e vai fazer uma coisa diferente porque a maior parte das pessoas que terminam o ano eles pedem no Natal, pedem no Ano Novo que Deus as ajude com isso, aquilo.
Que no final de 2025 você apenas agradeça pelas mudanças que você fez, pelos hábitos que você fez, as mudanças que você fez, pela coragem que você teve. Agradecer é muito mais forte, muito mais abençoado que pedir. Hoje você começa a decidir como vai terminar 2025.
Quanto mais curta sua visão sobre a vida mais pobre você é.
“A gente não sabe o dia de amanhã”. Isso é frase de pobre clássica porque se você usa essa frase infeliz como você vai planejar o futuro, como vai prosperar, como vai guardar dinheiro, como vai fazer alguma coisa na sua vida se você está com essa atitude medíocre de não saber o dia de amanhã.
Sabe sim porque o futuro de 99% das pessoas que estão lendo esse texto vai estar viva daqui a 10 anos, isso é estatística. Então você vai estar vivo daqui a 10 anos mas se você não vai corrigir hoje daqui a 10 anos você vai estar na mesma situação medíocre que você está hoje, com as mesmas desculpas que você deu hoje então esquece isso.
Quanto maior a sua visão, mais próspero você está na sua vida e quanto menor a sua visão menos próspero vai ser a sua vida.
É óbvio que ninguém sabe o dia de amanhã mas é com planejamentos de ter sonhos para daqui a 6 meses, 1 ano, 10 anos, 20 anos que você pode esperar quando esse tempo chegar.
O tempo vai passar para todos, então garanta que você vai olhar para trás e ver que conseguiu realizar muitos mais sonhos do que já realizou hoje e vai agradecer ter começado hoje.
O final de 2025 vai chegar para todas as pessoas, a pergunta é se você vai fazer coisas diferentes do que você fez até esse ponto? E se você começou a fazer as coisas certas maravilha, acelere, aprimore, melhore ainda mais todo dia sendo um pouquinho melhor do que você estava.
Um pouquinho mais de disciplina, um pouco mais de planejamento, um pouco mais de controle, tudo isso dá para melhorar.
6º Passo: Tenha um legado para a sua vida
As pessoas acham que o dinheiro muda as pessoas. O dinheiro não muda ninguém, o dinheiro apenas amplifica o que você já tem na sua vida.
Cada pessoa tem um legado, Deus abençoou cada pessoa em um dom, em algo que ela é muito boa. Muitas pessoas vão morrer sem descobrir o dom e por isso você deve buscar o seu legado.
Quando você tem muito dinheiro você começa a buscar outros sentidos na vida. Seu sucesso não pode ser medido apenas por quantos milhões você tem na conta porque isso não importa no final, você tem que buscar outras coisas que te façam feliz, um novo propósito na sua vida e muitas vezes é o agradecimento de alguém que você ajudou, algo que representa os seus valores.
Por exemplo, se você faz trabalho social a vida toda e com os anos foi se tornando cada vez mais bem sucedido que é ter felicidade, liberdade e prosperidade nas 7 áreas da sua vida. Você terá mais dinheiro e vai conseguir ajudar ainda mais pessoas e isso é o legado de cada um.
Se você quer começar um legado, primeiro cuide da sua vida, cuide da sua família e depois se isso toca a sua vida você pode cuidar do mundo todo. Não existe final para o quão grande e próspero uma pessoa pode se tornar.
7º Passo: Seguir os 6 pilares da liberdade financeira
Liberdade financeira demanda tempo mas ajustar as velas do barco isso você consegue rápido. No momento que você começa a corrigir a sua mentalidade, corrigir as atitudes, começa a agir corretamente e na maior velocidade possível, imediatamente os resultados começam a aparecer.
O primeiro pilar é construir uma mentalidade correta para prosperar, que é viver de dentro para fora e saber que a única diferença entre uma pessoa e outra é a mentalidade, só isso.
O segundo pilar é mudar seu ambiente para minimizar os impactos negativos na sua vida e no seu sucesso. Muitas pessoas vivem num ambiente que está te puxando para baixo. Você vai ter que ou se afastar desse ambiente ou afastar as pessoas que fazem parte desse ambiente física ou mentalmente.
O terceiro pilar você vai ter que aprender administração financeira e viver no padrão de vida correto. Como saber se o meu padrão de vida está correto ou não? Basta perguntar se está sobrando dinheiro todo mês.
Se a resposta é não, ele está errado e ponto final. Não tem essa de vir com desculpas que não sabe onde cortar gastos, você sempre tem como arrumar o seu padrão de vida.
Trata-se de saber como administrar seu dinheiro do jeito certo e se proteger de imprevistos. Não tem como a cada imprevisto que aparece você pegar um empréstimo, você vive assim porque você acostumou a vida toda a nunca ter educação.
A partir de agora, você vai mudar sua forma de pensar para mudar sua vida financeira. Você vai preencher corretamente a planilha, pela primeira vez você vai saber quanto gasta por mês.
Você vai saber como se planejar pela primeira vez, vai saber como sair das dívidas, como começar a investir, qual o dia que você vai ter liberdade financeira. Saber como usar o cartão de crédito de maneira inteligente.
No momento que você corrigir o seu padrão de vida e começar a sobrar dinheiro, você vai poder começar a quitar suas dívidas, vai poder começar a pensar na sua liberdade financeira. Mas infelizmente enquanto você continuar no padrão de vida errado sua vida vai continuar a mesma coisa.
O quarto pilar é você aprender a sair das dívidas e entender que as dívidas não são a causa, são um sintoma de você não ter cuidado bem dos três primeiros pilares. Para você quitar suas dívidas, você precisa corrigir primeiro esses três pilares da mentalidade, ambiente e padrão de vida errado, aí sim você pode sair das dívidas com descontos de até 98% utilizando o método tudo ou nada.
Depois que você resolveu esses primeiros 4 pilares, você pode focar em ganhar mais dinheiro e focar em começar a investir. No momento que você começar a aplicar na sua vida esses 6 pilares, na ordem que eu falei, você transforma a sua vida.
Conclusão
Você sabe qual é o melhor investimento que existe? É investir em conhecimento. Lembre-se sempre que investir em educação sempre paga os maiores juros do mundo porque a educação transforma a sua vida.
É difícil ser rico no Brasil porque todo mundo cai nas grandes armadilhas do mercado. Elas drenam seu dinheiro mês após mês, drenam seu sucesso na vida, então você tem que saber as regras do jogo.
Tem que ter mentalidade de riqueza e não de classe média porque Albert Einstein já dizia: não tem como fazer as mesmas escolhas, os mesmos hábitos, a mesma mentalidade e esperar um dia resultados diferentes.
E se você entendeu que o seu conhecimento, a sua educação, ela tem que mudar para ter resultados diferentes em 2025, você precisa ter disposição para fazer isso agora. Não é sobre ter condições e sim sobre estar disposto para começar a seguir esses passos a partir de hoje.
Deixe um comentário