Sim, dado que a renda fixa também é volátil.
Quando se trata do tesouro Pré-fixado pode acontecer, no tesouro pós-fixado ele acompanha as variações da Selic então você nunca perde dinheiro para a inflação.
Você, então, querendo começar a investir, escolhe o Tesouro Prefixado. “Ótima escolha”, eles dizem. “O título pode até sofrer com a marcação a mercado, porém remunera mais que a poupança para os investidores que carregam o título até o vencimento”. Até aí você não entende muito bem o que é marcação a mercado, mas, se remunera mais que a poupança, parece uma boa opção!
Meses após o seu investimento, você lê no jornal que a rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto está negativa e pensa: será que eu fiz uma escolha ruim e estou perdendo dinheiro?
Para entender isso você precisa saber o que é marcação a mercado?
Marcação a mercado seria a atualização do valor pelo seu preço de mercado, dadas as forças de oferta e demanda pelo título. Sim, o mercado precifica diariamente o título que você comprou. E, a depender das movimentações da economia, das taxas de juros, a rentabilidade do seu investimento pode ser superior ou inferior ao contratado se você resgatar antes do vencimento.
Ou, em outros termos, o preço negociado no mercado pode divergir do preço teórico correspondente à rentabilidade a qual o Tesouro prometeu pagar no vencimento. Assim, é como se existisse dois preços paralelos: o teórico, que representa o seu investimento corrigido até aquele momento pelo indexador mais uma taxa fixa que você contratou, seja ele Selic ou IPCA, ou por uma taxa de juros fixa, no caso do Tesouro Prefixado.
E existe o preço de mercado, que corresponde ao quanto os outros investidores estão negociando naquele momento o título que você comprou.
Vamos supor que você comprou um título por 400 reais, agora ele valorizou para 500 reais no momento da venda então você caso venda vai receber mais. Se ele ficar num preço de mercado de 300 reais e você vender aí sim ele vai te dar prejuízo, mas se manter o título até o vencimento vai receber tudo o que foi acordado de juros mais o IPCA.
Então não devo me preocupar com a rentabilidade negativa do meu título?
Rentabilidade negativa não significa necessariamente que você está perdendo dinheiro. Essa perda só se concretiza se você vender seu título durante esse período. Muitas vezes, as pessoas se apavoram com a desvalorização do preço de mercado e acabam vendendo o título antes do prazo de vencimento, ou seja, realizando o resgate antecipado, na tentativa de evitar um prejuízo ainda maior. O que elas estão fazendo, na verdade, é concretizando a perda.
Em outras palavras, não importa se quando você comprou o título foi a 2 anos atrás ou 1 ano atrás porque se aproximando do fim do prazo você recebe a rentabilidade prometida, e no dia do vencimento os preços teóricos e de mercado são iguais.
Dessa forma, caso não haja necessidade do resgate antecipado, o prudente seria manter o investimento e receber a rentabilidade prometida no momento do vencimento. Dado que o risco de crédito do Tesouro Direto é nulo, se você mantiver o investimento até o vencimento, é certo que receberá a rentabilidade acordada no momento da compra.
Deixe um comentário