amooconhecimento.com.br

Por que o plano de saúde é tão importante?

Não há limite para uma conta de saúde mas há um custo que você pode se antecipar caso venha precisar de fato disso que é pelo seu plano de saúde ou seguro saúde.

Primeiro de tudo entenda que fortuna nenhuma cobre os custos de um tratamento de saúde de emergência, você pode não acreditar mas você pode vender sua casa, carro e tudo de valor que acumulou de bens materiais mais seus investimentos e eles não vão cobrir um tratamento médico seu ou dos seus familiares, não cobrem os remédios que precisa comprar, os dias que fica na UTI do hospital que custa 15mil o dia etc, então às vezes pagamos planos de saúde para nosso pet mas nada para dar segurança a nós mesmos. Se você tem uma renda muito baixa realmente não tem o que fazer mas no Brasil você tem que ter um seguro para sua saúde.

Use a Azos seguros para fazer orçamentos e saiba que tem que ser um seguro de vida de 500 mil por exemplo ou seguro contra acidentes ou para doenças etc e tenha o detalhe de diferenciar seguro de vida de um plano de saúde porque ele não tem o intuito de te dar acesso ao médico ou marcar exames porque isso você pode pagar sozinho mas sim o que você precisa do plano de saúde que é regularizado pela ANS é que ele contemple o ROL de procedimentos de saúde obrigatórios que devem ser seguidos com ampla cobertura dos eventos que precisam ser realizados com esse plano de saúde (seguro saúde) para o tratamento do acidente ou doença desde os procedimentos de exames, terapias, cirurgias além de medicamentos orais contra câncer ou outros remédios então se você tem condições para pagar plano de saúde pague porque vale a pena mesmo que você tenha que cortar em outros lugares mas faça isso para manter ele porque nós não compramos guarda-chuva em dias de chuva, a gente tem que comprar em dias de sol que você compra barato e escolhe o melhor guarda-chuva.

É a mesma coisa com plano de saúde tem que ter nos dias de sol para te proteger nos dias de chuva porque o pior pesadelo que se pode ter é ver alguém da sua família doente precisando de tratamento e existem os tratamentos mas não tem fila, não tem vaga, não tem cama ou não tem dinheiro para pagar então se você tem condições de pagar dá um jeito de pagar porque é muito importante ter plano de saúde. Quanto mais cedo e mais novo você tem um plano de saúde mais barato você vai pagar para conseguir ter acesso quando precisar de algo.

A realidade é que saúde é caro, bons médicos e enfermeiros, bons hospitais, bons equipamentos e bons remédios tudo isso vai ter um custo muito alto. O plano de saúde também vai ser muito caro, sobretudo para quem for mais velho para quem é mais jovem é mais barato.

E na hora de escolher o que é melhor: plano de saúde ou seguro saúde?

A verdade é que para você cliente final eles tem a mesma finalidade, você tem direito as mesmas coberturas e aos mesmos direitos para ter acesso ao atendimento médico, hospitalar e laboratorial na sua região.

A única diferença prática entre eles é que o plano de saúde é feito por uma operadora e o seguro saúde é feito por uma seguradora tendo diferenças técnicas entre o tipo de empresa, tributação, variedade de produtos que tem disponível e a operadora é fiscalizada pela ANS enquanto a seguradora além da ANS também a SUSEP por isso que eles são chamados de convênios médicos para você não confundir e achar que são coisas diferentes.

O plano de saúde você paga a parcela todo mês e ele te dá direito a assistência médica quando precisar fazer uma consulta ou exames e precisar ficar internado ou fazer uma cirurgia, pode ter desconto em medicamento etc. O plano de saúde vai cobrir de acordo com o ROL de procedimentos da ANS e acontece que os planos de saúde não cobrem qualquer hospital e sim algumas redes apenas mas também podem te dar reembolso para fazer tratamento em outros hospitais e com outros médicos e os serviços mais comuns são uma consulta ou exame médico mas quando você precisar de um tratamento mais caro eles vão salvar sua saúde física e financeira.

Quando falamos de seguro saúde ele cobre tudo o que o plano de saúde cobre, ou seja, ele tem um plano de saúde dentro também porém pode englobar mais situações como, por exemplo, reembolso por livre escolha e também você pode ter uma boa rede de saúde à disposição mas se você quer ir pegar uma segunda opinião com um médico com um tratamento alternativo que não está coberta na lista de prestadores do meu plano de saúde já que tem médicos que não atendem nenhum plano de saúde que é comum de acontecer e você pode pagar a consulta particular e o seguro saúde vai te reembolsar todos os pagamentos que você fez de acordo com o dígito multiplicador que você vai escolher no contrato como múltiplo de 1, 2 e 3, tem transplantes extra ROL, tem desconto em farmácias etc.

Essas características que descrevi acima dependem de cada plano ou seguro saúde que você fizer porque ambos englobam os mesmo benefícios ou alguns extras como reembolso que mencionei acima mas na prática ambos te protegem nos momentos de emergência dos custos altos necessário para cuidar da sua saúde e quem decide qual escolher é você.

Um detalhe é olhar o tempo de carência que existe nos planos de saúde e seguros saúde para você conseguir algum dos benefícios como no mínimo ter pago por 9 meses o seguro para cobrir tal coisa etc para ter um equilíbrio entre o que você paga e vai receber.

Em ambos os casos os pagamentos são mensais. E os preços dependem do tipo de contratação se é um plano individual (pelo CPF), empresarial (pelo CNPJ MEI mínimo 2 a 3 pessoas) ou coletivo por adesão de um número mínimo de pessoas que são os cônjuges e filhos, depende da região, dos hospitais que você quer ter atendimento.

Observação: Contrate um seguro viagem para quando você for viajar. Você deve contratar um seguro viagem para ter cobertura médica no período em que estiver viajando porque é um benefício pouco visto nos planos de saúde e seguros saúde.

O mais importante na hora da escolha é ter uma rede de locais que esse convênio pode me atender quando precisar próximo da sua casa em casos de emergência. Também ver se o reembolso é importante para você, se é acomodação com enfermaria ou apartamento, coparticipação que são taxas extras cobradas, benefícios adicionais e por fim você olha o preço e modifica alguns benefícios que quer até o convênio se encaixar no seu orçamento.

E com relação ao Seguro de Vida?

Tem que ser escolhido com muita cautela e de forma personalizada para você porque deve cobrir seguro para doenças graves e não apenas em caso de morte ou invalidez. Quando você tem, além do Plano de Saúde, um seguro de vida no momento que você ficar doente e num tratamento longo sem poder trabalhar e perder sua fonte de renda principal o seguro de vida complementa o dinheiro que você deixa de receber porque o INSS só vai cobrir um salário muito menor do que você recebe na maioria das vezes e ajudar aquela pessoa a pagar as contas de casa porque seus boletos não vão parar de chegar.

São duas coisas diferentes: você tem a sua cobertura do tratamento de internação, de tratamento médico com consultas e exames mas o que o seguro de vida vai fazer é que você continue com o seu padrão de vida. A ideia é que você não deixe as suas contas acumularem sem poder fazer nada a respeito. Essa reposição da renda é o seguro de vida que faz e às vezes a pessoa vai ter dificuldade de manter o próprio plano de saúde.

São coberturas diferentes porque além da cobertura com o médico, com consulta ou tratamento da doença de forma bem específica, o seguro de vida vai te dar um dinheiro e não está nem aí para o que você vai usá-lo então você pode usar para custear um tratamento médico para ajudar no seu conforto e ajudar no seu padrão de vida ao pagar, inclusive, as contas que estão fora do hospital.

Erros no contrato do seguro de vida: tem alguns seguros que é por causa acidental e não por causas naturais aí na hora de receber esse seguro você não consegue reembolso de nada porque não é o que o seguro cobre.

É importante ler o contrato do seguro de vida e saber onde fez, qual a seguradora para quando chegar na apólice do seguro saber se está marcado a cobertura completa ou apenas para morte acidental que não vai te ressarcir em nada.

Uma coisa é você não ter direito a nada e outra coisa é você achar que tem direito e na hora que cria essa expectativa você não tem direito de receber nada. Essa é a maior frustração possível numa situação como essa então devemos prestar atenção no que estamos assegurados para deixar de fato para nossa família.

O que é importante salientar é que existe a cobertura por morte acidental ou natural e existe dentro do contrato de seguro os riscos excluídos que são os que aquele contrato de seguro não vai cobrir. Existem alguns atos ilícitos que são excluídos como uma pessoa que não tem carteira de motorista dirigir, alguém que está embriagado dirigir, se você se envolver em alguma guerra e não é militar é risco excluído.

Além da cobertura se é morte natural ou acidental tem que ver a parte de riscos excluídos. Então não é só estar escrito que acidente de trânsito está coberto mas ver os detalhes de situações que podem excluir o seguro de vida de pagar.

Entenda qual é o produto que você está comprando para que você não se engane porque vendedor nenhum vai falar isso para a pessoa que está comprando. Por exemplo existe carência de até 2 anos para a seguradora por morte por suicídio que a maioria das pessoas não sabem, ou seja, tem que ter o seguro de vida ativo por pelo menos 2 anos para aí sim poder ser coberto por isso.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *